Congresso Eucarístico Internacional traz o mundo para Dublin
Milhares de pessoas reunidas para comemorar e apreciar a Eucaristia
Por Junno Arocho
DUBLIN, segunda-feira, 11 de junho de 2012 (Zenit.org) - Um dia incomum ensolarado animou a atmosfera em Dublin com participantes de todo o mundo unidos para o 50 º Congresso Eucarístico Internacional. A alegria podia ser sentida enquanto se percorria as diferentes exposições, vendo jovens caminhando e cantando lado a lado.
A mensagem que muitos percebiam aqui é uma só: a graça que vem da Igreja e do sacramento da Eucaristia pode constituir uma verdadeira comunhão, mesmo em um encontro tão diversificado e grandioso como este.
Entrando no principal estádio da RDS (Royal Dublin Society), havia um grupo de 52 peregrinos da diocese de Vancouver, no Canadá, liderados pela guia Sabiniana Banares. O grupo faz parte de um número estimado de 900 peregrinos do Canadá.
A Sra Banares, que participou anteriormente de dois Congressos Eucarísticos, vê uma oportunidade de enriquecimento espiritual e de ação de graças. "Este é o melhor momento para agradecer a Deus por todas as suas bençãos", disse ela. "Meu coração está cheio de alegria, apesar da dificuldade para organizar o grupo, pois acho que estou colhendo os frutos. E este é o melhor momento para dizer ‘Senhor, muito obrigada por tudo’ ”.
Junto com o grupo estava o Pe Amador Abundo, o diretor espiritual, que vê o Congresso Eucarístico como uma oportunidade para chamar aqueles que estavam afastados da fé. "Estamos agora fazendo uma campanha para trazer de volta os nossos irmãos e irmãs, especialmente os católicos, de volta à fé. A Eucaristia pode com certeza ajudar-nos a trazê-los de volta para a igreja. Na minha paróquia, temos a Adoração Eucarística perpétua, e estou sempre ‘em campanha’ para que as pessoas participem e rezem diante de nosso Senhor no Santíssimo Sacramento. É a única maneira de pedir-lhes para retornar à fé", disse ele.
Sein Soto Rosa, que junto com Rosa Santos, veio da Diocese de Fajardo em Porto Rico, pertence a um grupo chamado "Verano Misionero" (Verão Missionário). O grupo prepara e envia missionários católicos para diferentes partes da América Latina.
O Sr. Rosa falou à ZENIT sobre o que ele esperava levar de volta para a ilha caribenha. "Nós esperamos receber mais graças para a ilha de Porto Rico, que está precisando. Meu desejo é que, através do dom da Eucaristia, seja possível uma comunhão fraterna entre todos os porto-riquenhos”.
O congresso não conta apenas com a participação de leigos que buscam enriquecer as suas vidas espirituais, mas também de religiosos e consagrados como a Irmã Mary Dolora e outras quatro freiras das Irmãs Religiosas da Misericórdia, de Washington, DC. Ela vê o Congresso como uma oportunidade de rezar para que o amor à Eucaristia "cresça e que a nossa fé na Igreja e na Eucaristia seja aprofundada porque é fonte e ápice de toda a nossa vida”.
"Minha oração é para que se aprofunde a nossa fé, para realmente conhecer e recordar os dons que nos foram dados na vida sacramental da Igreja: no batismo, no sacramento da Santa Eucaristia, no sacramento da Penitência”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário