terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aprender a Envelhecer

De acordo com a professora do Instituto Berthier, Irmã Nilva Rosin, a Vida Consagrada  tem se preocupado em dar melhores condições de vida para os religiosos e religiosas idosas, mas a grande defasagem é que não há um programa de formação que os prepare para o envelhecimento. “Nós constatamos que cuidamos das nossas idosas e doentes. Temos as casas para as idosas nas nossas congregações, mas o atendimento que vem se fazendo é muito mais um cuidado da saúde. Nunca trabalhamos o envelhecimento como tema na formação na Vida Religiosa para aprendermos a envelhecer”.
 O coordenador provincial dos Missionários da Sagrada Família e professor no IFIBE de Passo Fundo, padre Júlio Werlang falou sobre a importância de refletir sobre o assunto.
 “Muitos dos nossos missionários estão em processo de envelhecimento. Vemos que o missionário quando está nessa etapa da vida precisa resignificar o seu modo de viver a missão, pois ele não pode mais estar na vida ativa, ou realizando tantas atividades e ações missionárias que até então ele realizava; por isso é importante compreender a missão nessa fase, para que ele continue em comunhão com a missão da Igreja e possa viver feliz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário