quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Rep. Centro-Africana é um barril de pólvora”, afirma o Arcebispo de Bangui na ONU
                        
   
“A Rep. Centro-africana é um barril de pólvora”, adverte Presidente da Conferência Episcopal, Dom Dieudonné Nzapalainga, Arcebispo de Bangui, na vigília da sua audição em 21 de Outubro no Conselho para os Direitos Humanos da ONU em Genebra.
Dom Nzapalainga foi convidado para descrever a dramática situação humanitária na qual vive a população centro-africana.
Segundo um comunicado enviado à Agência Fides pela Caritas Internazionalis, Dom Nzapalainga fez alguns pedidos à ONU: a ampliação do papel da missão de paz da União Africana na Rep. Centro-Africana (MISCA), a fim de garantir melhores condições de segurança; o início de uma missão humanitária internacional; a criação de uma comissão eleitoral independente para organizar eleições críveis; e o início de investigações sobre crimes contra a humanidade por parte da Corte Penal Internacional.
O caos que se criou com a queda do antigo regime em Março deste ano, com a chegada ao poder dos rebeldes Seleka, continua a ter fortes consequências sobre a população. As vítimas mais vulneráveis são mulheres e jovens porque, afirma Dom Nzapalainga, “os casos de estupro são incalculáveis. As pessoas são mortas, as casas incendiadas e as mulheres estupradas pelos rebeldes”.
Segundo o Arcebispo, os efectivos dos rebeldes passaram de 3.500 pessoas em Março a 25.000 hoje, também através do recrutamento forçado de vários menores. Os rebeldes continuam ainda a receber constantes fornecimentos de armas, enquanto os civis estão se organizando em grupos de autodefesa dotados de armas improvisadas.
“A Rep. Centro-Africana é um barril de pólvora pronto a explodir”, acrescentou o Arcebispo.
Segundo Dom Nzapalainga, actualmente a área mais atingida é Bossangoa, a 300 km ao norte, onde 200 casas foram incendiadas e 37 mil pessoas buscam refúgio na missão católica local. As condições de vida dos deslocados são dramáticas: doenças, falta de higiene e escassez de alimentos provocam a morte de 4-5 pessoas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário