sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Papa apela à confiança no «amanhã de Deus»


Papa Francisco, visitou nesta quarta feira o mosteiro das monjas camáldulas, em Roma, num dos últimos atos públicos associados ao Ano da Fé, e apelou à confiança no “amanhã de Deus”.
“Muitas vezes penso: sabemos esperar o amanhã de Deus ou queremos o hoje, hoje, hoje?”, perguntou Francisco, durante a celebração a que presidiu na igreja da comunidade.
A esperança, precisou o Papa, nutre-se de “escuta, de contemplação, de paciência, para que os tempos do Senhor amadureçam”.
A visita aconteceu na Jornada para a Vida Contemplativa (‘pro orantibus’), que se celebra todos os anos por ocasião da memória litúrgica da Apresentação de Maria no Templo.
Francisco apresentou como exemplo para os católicos a atitude de Maria, “presente em todos os momentos da história da salvação”.
“A única lâmpada acesa junto ao túmulo de Jesus era a esperança da mãe, que naquele momento era a esperança de toda a humanidade. Perguntou-me, e a vós também, se nos mosteiros ainda está acesa esta lâmpada”
O Papa destacou como atitude fundamental da Virgem Maria o “fazer a vontade de Deus” numa “abertura confiante ao futuro”, mesmo perante “dificuldades e surpresas”.
“Ela, mãe da esperança, sustenta-nos nos momentos de escuridão, de dificuldade, de desconforto, de aparente derrota ou de verdadeiras derrotas humanas”, acrescentou.
O Papa foi recebido pela abadessa do mosteiro, irmã Michela Porcellato, e seguiu para a capela onde estavam reunidas as 21 monjas da comunidade.
Francisco presidiu à celebração da oração de vésperas, segundo a regra das beneditinas camáldulas, a que se seguiu um momento de adoração eucarística.
Após a celebração, o Papa vai encontrar-se com as religiosas na sala capitular, antes de deixar o mosteiro e regressar ao Vaticano.
fonte: agência ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário