quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Madre Rosa apresenta o perfil de suas trabalhadoras no Campo do Senhor

“Esta é plena de espírito e dotada de uma coragem incomum, sobretudo quando se trata dos afazeres dos campos e de um que... esta não é patroa, mas pela sua grande caridade e humildade não quer que as pessoas se ocupem dela. Mas tudo quer dar escondido ao Senhor. Que o Senhor Deus seja o único testemunho de suas ações; por Ele somente gosta de trabalhar em Sua vinha. O seu trabalho é justo e com reto fim assim como suas ações são de admirar-se. O zelo que demonstra com a ação é qualquer coisa de grande; a sua fé não tem limites, tudo coloca ao parecer dos outros, enquanto esta  sente-se dotada de pouco critério. Sua energia no operar é qualquer coisa que reina naquele coração  que não se pode descrever...
Não quer que nenhuma criatura humana sofresse e de boa vontade acolheria as fadigas e dores dos que sofrem, porque ama a todos...
Oh! Criatura de ânimo tão generoso que possue um coração inexprimível... Tudo quisera fazer para ajudar o oprimido... Bem-aventurada és que tão bem soubestes dar a quem ti pede os tesouros (dons, oferta de si) que certamente serão duplicados...” (Trav.e Confr.pgs.502-503).
Durante a Caminhada do Instituto muitas FSA
visibilizaram este perfil.
Eis:
Irmã Ana Consuelo Botelho

50 anos Cultivando a Vinha do Senhor na Família de Sant'Ana

Trabalhadora Incansável
 Que Edifica com a Vida a Missão em Angola


2º Dia da Novena (31/08)
Espiritualidade de Inserção no Tempo

“ Dai glórias ao nossa Deus! Ele é a rocha, perfeitas são suas obras, todos os seus caminhos são justos; Ele é um Deus fiel e sem iniquidade, justo e reto”.

Introdução: Exemplo sublime desta espiritualidade de fé é Nossa Senhora. A sua fé que conhece os riscos e os obstáculos do cotidiano, é uma fé que abriu o caminho á nossa e que continua nos fazendo compreender em que consiste a fé autêntica.

Leitura Biblica: Deut 4,32-35 (“O Senhor é Deus, não há outro fora dele”)
Madre Rosa compreendeu que Deus nos fala através dos fatos concretos da história e por isso ela se insere no mundo, aceitando a realidade na qual estava imersa e na qual ouvia a cada passo a voz de Deus. Ela não escolhia o caminho a seguir, porque era intimamente certa da intervenção amorosa do Senhor: “Deixemos Deus agir, repetia, a Obra é Sua; Ele pensa em nós”.

Oração: Senhor, Tu fizeste resplandecer em Maria a Tua graça e a colocaste como modelo; faze que também nós possamos ser como ela, continuamente atentas(os) à Tua Palavra que nos fala de modo diverso, porque também desejamos dar-te uma resposta total e alegre, queremos ser dignos membros da Família da Santa Mãe. Pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Novena em Preparação a Festa da Natividade de Nossa Senhora

Nestes dia que precedem a Festa da Natividade de Nossa Senhora procuremos meditar juntas(os), sobre as caracteristicas essenciais da Espiritualidade dos pobres de Javé, da qual Maria é a expressão mais viva.
A preseça de Sant’Ana, particularmente unida à espera do Salvador, nos ajude à escuta atenta da Palavra de Deus e nos faça descobrir também, através da consideração dos ensinamentos e da vida de Madre Rosa, e de nossas primeiras irmãs, como esta espiritualidade foi vivida nos primeiros anos do nosso Instituto.

1º Dia da Novena (30/08)
A Espiritualidade dos Pobres
“Maria sobressai entre os humildes e pobres do Senhor,
os quais com confiança esperam e recebem  dEle a salvação”.
Introdução: Maria representa, o ápice daquela porção do povo de Israel que através de múltiplas provas soube reencontrar com coração humilde e simples o seu Deus e repor unicamente nEle a sua esperança. Ela é a flor maravilhosa desabrochada, sobre o tronco dos anawin, os “Pobres de Yavé”.
Leitura Biblíca: Lucas 1,26-34 (“Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”)
Oração:  Ó Deus Onipotente e Eterno, que Te comprazes as criaturas humildes, concede-nos a graça de dar-Te uma resposta pronta e alegre, como Maria, e faz que possamos modelar-nos segundo seu exemplo para sermos verdadeiros membros da Família da Santa Mãe. Pedimos-Te por Cristo, Teu Filho, Nosso Senhor. Amém!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nigéria: Papa condena atentado contra sede da ONU

28/08/2011 | Agência Ecclesia Bento XVI condenou este sábado o atentado contra a sede das Nações Unidas em Abuja, capital da Nigéria, que na sexta-feira provocou pelo menos 19 mortos.
Num duplo telegrama, enviado ao presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o Papa diz-se entristecido pela "terrível perda de vidas humanas", tanto entre os cidadãos como entre os funcionários das Nações Unidas.
Bento XVI lança um apelo a quantos "escolheram a morte e a violência", pedindo-lhes que escolham "a vida e o diálogo".
O atentado foi reivindicado pelo grupo radical islâmico Boko Haram.
Fonte: www.ecclesia.pt

CNBB e Cáritas lançam campanha SOS África

24/08/2011 | CNBB/Cáritas/Eclesia A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).
A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.
Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.
Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.
Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".
O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência".
Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16
Mais informações: http://www.caritas.org.br

Papa Bento XVI anuncia o lema da JMJ do Rio de Janeiro

E-mail Imprimir PDF
O papa Bento XVI anunciou ontem, 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.
O anúncio foi feito durante a audiência geral, realizada na residência apostólica de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude de Madri. A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola entre os últimos dias 16 e 21 de agosto. Bento XVI foi a Madri para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo.
“O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, afirmou Bento XVI

sábado, 27 de agosto de 2011

Bem Vindas e Bem Vindos ao Ano Jubilar da Delegação São Francisco de Assis - Angola


Com uma Solene Celebração Eucarística realizada no dia 27 de agosto, na Capela São Francisco em Luanda, deu-se Início o Jubileu de 25 anos de Missão das Filhas de Sant'Ana em Angola.

"Neste Ano Jubilar somos convidas a viver com particular atenção à presença do Senhor "que nos visita"! Ele nos visita no hoje da nossa história, em cada irmã, irmão com quem convivemos e partilhamos, em cada acontecimento, circunstância, em cada desafio que interpela a nossa vida e missão de Semeadoras de Esperança, no cultivo desta "porção da nossa herança" em terras angolanas!" (Ir. Ana Vanda - Delegada)


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Para rezarmos durante o Ano Jubilar

Oração

Ó Pai de Infinita bondade que nos chamastes a ser na Igreja a continuação da Família de Sant'Ana, Mãe da Imaculada, vivendo a dimensão materna do Teu Amor misericordioso e a Identificação a Jesus, Teu Filho-Servo, nós Ti agradecemos este dom inefável e Ti louvamos porque continuas a "ouvir e atender os gemidos do teu povo", aqui representado pelo povo angolano e nos enviastes a ser expressão materna doTeu Amor nestes
25 anos de presença entre ele.
Agradecemos as graças que nos dispensastes neste tempo. Imprime em nós, uma consciência clara da nossa missão de fazer o Teu Filho conhecido, honrado e amado
e suscita também, no coração de tantas jovens o desejo de colocar-se a serviço do Evangelho.
Atende-nos por Jesus, na graça do Espírito Santo e pela intercessão de Sant'Ana, mãe da Imaculada e da Beata Madre Rosa, Tua serva por amor. Amém!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

1986 - Chegada das Primeiras Missionárias em Angola

Já era insistência do Sr.Bispo de Mbanza Kongo, D.Afonso Nteka, de saudosa memória, de conseguir Irmãs para a sua Diocese. Feito os trâmites oficiais  de acordo para a nova missão Ad Gentes, escolhidas e motivadas pela Madre Geral, três irmãs  das Províncias Brasileiras, se colocaram à disposição para responder ao Senhor:”Quem enviarei? Manda-me, Senhor, aqui estou para cumprir  Tua Vontade.”
Era uma terça-feira, dia l9 de agosto de l986, às 20.00 horas, três irmãs, no Aeroporto do Galeão -  Rio de Janeiro, estavam prontas para partir juntamente com a Madre Virginia, Superiora Geral que tinha ido ao Brasil para acompanhar as primeiras missionárias: Ir.A.Therezinha Targino Barreto, Ir.A.Esperança Bahia Arthur e Ir.A.Rita Leite de Araújo. Estas, sorridentes e entusiasmadas deixavam o seu país de origem para galgar as terras Africanas com destino à cidade de Mbanza Kongo, actual capital da Província do Zaire.
Dizer dos sentimentos dessas três missionárias empobrece a imaginação de quem lê estas páginas! Acrescentamos somente: eram as primeiras missionárias que saiam do país para uma missão distante e para um lugar marcado pela guerra. Uma coisa habitava em seus corações: sentiam o ardor apostólico de Madre Rosa e a convicção de terem sido enviadas por Ela com a mesma orientação que dava às Irmãs missionárias:
“Esforça-te para incentivar o crescimento da nossa santa Fé,... coragem, quem semear muito também terá uma grande colheita.”... Coragem, filha, não retroceder, não temer, Deus está contigo. Faze-te vítima da caridade, nenhuma de vós desaparecerá, recorda-te desta palavra: adiante, sempre adiante...”(carta de M.Rosa).
Madre Virgínia acompanhando as primeiras missionárias Angolanas
Acolhimento do Bispo de Mbanza Kongo.

Cidade de Mbanza Kongo


As Irmãs em Missão



ESTAMOS A SERVIÇO DO REINO EM ANGOLA


Servindo aos irmãos em Pobreza de Coração e
Doação Materna
Luanda (Capital de Angola)

Casa da Delegação



Irmã Vanda em um momento de oração comunitária - Início do 3º triênio como Delegada.


Escola Sant'Ana


Comunidade de acolhida das Jovens Aspirantes (Nazaré)


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lubango (Sul de Angola)

Evangelização e Promoção Humana na Aldeia do Tooco




Nas diferentes culturas

Soyo (Norte de Angola)

Escola Missionária Rosa Gattorno


Maternidade Sant'Ana
Kamanongue (Leste de Angola)

Residência das Irmãs

Confraternização no dia de Sant'Ana
Bispo de Moxico - Dom Tirso

Paróquia de Sant'Ana - Kamanongue