Já era insistência do Sr.Bispo de Mbanza Kongo, D.Afonso Nteka, de saudosa memória, de conseguir Irmãs para a sua Diocese. Feito os trâmites oficiais de acordo para a nova missão Ad Gentes, escolhidas e motivadas pela Madre Geral, três irmãs das Províncias Brasileiras, se colocaram à disposição para responder ao Senhor:”Quem enviarei? Manda-me, Senhor, aqui estou para cumprir Tua Vontade.”
Era uma terça-feira, dia l9 de agosto de l986, às 20.00 horas, três irmãs, no Aeroporto do Galeão - Rio de Janeiro, estavam prontas para partir juntamente com a Madre Virginia, Superiora Geral que tinha ido ao Brasil para acompanhar as primeiras missionárias: Ir.A.Therezinha Targino Barreto, Ir.A.Esperança Bahia Arthur e Ir.A.Rita Leite de Araújo. Estas, sorridentes e entusiasmadas deixavam o seu país de origem para galgar as terras Africanas com destino à cidade de Mbanza Kongo, actual capital da Província do Zaire.
Dizer dos sentimentos dessas três missionárias empobrece a imaginação de quem lê estas páginas! Acrescentamos somente: eram as primeiras missionárias que saiam do país para uma missão distante e para um lugar marcado pela guerra. Uma coisa habitava em seus corações: sentiam o ardor apostólico de Madre Rosa e a convicção de terem sido enviadas por Ela com a mesma orientação que dava às Irmãs missionárias:
“Esforça-te para incentivar o crescimento da nossa santa Fé,... coragem, quem semear muito também terá uma grande colheita.”... Coragem, filha, não retroceder, não temer, Deus está contigo. Faze-te vítima da caridade, nenhuma de vós desaparecerá, recorda-te desta palavra: adiante, sempre adiante...”(carta de M.Rosa).
Madre Virgínia acompanhando as primeiras missionárias Angolanas
Acolhimento do Bispo de Mbanza Kongo.
Cidade de Mbanza Kongo
As Irmãs em Missão
Nenhum comentário:
Postar um comentário