segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

“O que me marcou profundamente foi a energia, o vigor, a alegria com que a Vida Religiosa assume sua missão junto ao povo de Deus”,

União Internacional das Superioras Gerais

Superioras Gerais reunidas em Aparecida_SP
  
O Conselho de Delegadas da União Internacional das Superioras Gerais (UISG se reuniu de 28 de novembro a 04 de Dezembro em Aparecida- SP. Da reunião participaram Superioras Gerais representantes de várias partes do mundo: Coréia, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, Congo, Colômbia, Áustria, Honduras, Bélgica, Gana, Inglaterra, Brasil, Argentina, África do Sul, Camarões, Irlanda, Itália, União Soviética, Filipinas, Equador, Portugal, Honduras, Índia, Mali e Espanha, Tanzânia, Indonésia, Egito e Líbano.
As Superioras Gerais puderam se encontrar com um grupo de Religiosos e Religiosas do Brasil e ouvir as experiências de missão no território Brasileiro.
 
Irmã Mary Low Wirtz, Presidente da UISG
“O que me marcou profundamente foi a energia, o vigor, a alegria com que a Vida Religiosa assume sua missão junto ao povo de Deus”, diz presidente da União, Irmã Mary Low Wirtz.

Os Religiosos/as vieram de várias partes do Brasil para se encontrarem com as Superioras: Paraná, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais, num total de cerca de trezentos Religiosos e Religiosas.

Gostaríamos de abrir este encontro fraterno a todos e a todas. A Direção da União Internacional das Superioras Gerais (UISG, junto com a equipe de apoio está aqui há uma semana e estende a todos e a todas um grande abraço(palmas). Eu sei que muitos viajaram longas distâncias para estar aqui e agradeço muito o seu esforço. Nós optamos pelo Brasil porque acreditamos na vitalidade da Vida Religiosa Brasileira e por isso hoje estamos aqui para partilhar esta vitalidade, expressou Irmã Mary Low  Wirtz, presidente da União em sua fala de abertura e acolhida aos Religiosos/as. 
A CRB Regional de São Paulo apresentou um painel representativo das experiências de missão assumida pela Vida Religiosa do Brasil: a intercongregacionalidade refletida na soma de pessoas, recursos (missão na Amazônia e na Vila Prudente-SP), sonhos e esperanças para a formação e a missão.
Irmãs da CRBSP_Rede Um grito pela Vida
As Religiosas destacaram ainda, o trabalho de prevenção ao tráfico de seres humanos; busca de resposta aos desafios atuais da sociedade, da Igreja, das Congregações em mudança, por meio da inserção em meios populares, da renovada opção pelos empobrecidos, compromisso com a causa da justiça, iniciativas suscitadas pela criatividade e disponibilidade que sempre caracterizam a Vida Religiosa, diálogo e parcerias com Igrejas  e Organizações , no esforço de enfrentar os desafios da defesa e preservação da vida.
O Presidente da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, Irmão Paulo Petry, apresentaram uma visão panorâmica da Vida Religiosa Consagrada na América Latina e Caribe.
Uma celebração Eucarística presidida pelo ex-presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, padre Roberto e animada pelos formandos franciscanos da cidade de Guaratinguetá-SP, marcou o final do encontro com a Vida Religiosa do Brasil.
Visita ao Santuário de Aparecida
As Superioras Gerais puderam entrar em contato com os fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida. Em peregrinação ao Santuário, as Religiosas puderam conhecer a obra dedicada à Mãe de Deus, a História da aparição, os fundamentos artísticos e teológicos da arte expressa nos vitrais, nas paredes e no solo do Santuário. Ao final da visita elas rezaram e cantaram pedindo a proteção da Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário