9º Dia da Novena (07/09)
Maria, Protótipo dos Pobres.
Introdução: A Novena da Natividade de Maria deu-nos a oportunidade de meditar sobre a Espiritualidade dos pobres que culmina com a Vinda do Verbo para realizar a Salvação.
Deus, Cheio de bondade e de sabedoria, querendo realizar a redenção do mundo, “Enviou seu Filho, nascido de uma Mulher, na plenitude dos tempos, para que fôssemos adotados como filhos” (Gl 4,4-5).
Reflexão: Unida indissoluvelmente à Obra de Seu Filho, a vida de Maria é apresentada no Evangelho como a encarnação significativa da Espiritualidade dos pobres.
Em Belém, o nascimento de Jesus acontece na máxima pobreza. Em Jerusalém, apresenta ao templo a oferta dos pobres. Em Nazaré, Maria é a humilde esposa do carpinteiro. Na Paixão de Jesus é a Mãe pobre que não tem os meios para resgatar o seu Filho condenado à morte; sobre o Gólgota é a encarnação de uma Mãe que contempla seu Filho despido, morto e privado de sepultura própria; na Igreja primitiva Ela é a Mãe e membro de uma Igreja de pobres.
Vejamos em Maria a realização viva e concreta de nosso ideal e por isso, coerentes com a nossa Espiritualidade e com as nossas origens, façamos nossas as palavras da Liturgia: “Atrai-nos Ó Virgem Maria atrás de Ti corremos, ao odor dos teus perfumes”.
Hino à Virgem Maria
· Alegre-se em Maria toda a multidão dos profetas, porque nEla se completaram todas as revelações.
· Nela se cumpriram as suas profecias, nEla se confirmaram as palavras assumindo força.
· Alegrem-se em Maria os Patríarcas: recebereis dEla as bênçãos.
· Assim vos tornareis perfeitos por meio de Seu Filho por quem os viventes, os justos, os sacerdotes foram purificados.
· Bendita és Tu, Ó Maria, Filha de Davi, e bendito o Fruto que nos deste!
· Bendito o Pai que enviou o seu Filho para a nossa Redenção.
· Bendito o Espírito Paráclito que nos ensinou o seu Mistério.
· Bendito seja o Seu Nome. Amém.
(Santo Efrém)
Nenhum comentário:
Postar um comentário